quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Os segredos de Ada.




Não por acaso as crianças pediram para explorar os pertences mais íntimos deixados por Ada. Pertences bem guardadinhos em caixas de sapato vestidas de chita.


Ada tinha gosto por caixas. Parecia que tudo o que fosse especial em seu mundo poderia ser encaixotado. E parecia, na verdade, que o mundo era mesmo uma grande caixa recheada de caixinhas menores. E menores, e menores, e menores. Como aquelas bonequinhas russas. Em alguma das caixas poderia encaixotar a si mesma. E cada caixa pequena poderia pertencer a uma caixa maior. E assim, nada ficaria sem lugar. E um dia, todos se encontrariam em uma caixa maior.

Talvez Ada tramasse construir o seu mundo particular no interior de caixas. E elas eram várias.


O conteúdo das caixas não poderia ser mais esclarecedor. Sementes aladas: de peroba, de ipê, de guapuruvu. Asas de libélulas e de formigas reprodutoras. Pedrinhas muito redondas. Lápis de cera. Papéis coloridos. Fotografias e recortes de propagandas que não queriam dizer muito mais do que Ada podia entender. Alguns escritos.

Entre as colagens, o gosto de Ada pelo espaço e pelas asas. E o gosto de Ada pela forma como as asas parecem poder tomar os espaços.


Entre os escritos, uma grande saudade que parecia não ter objeto. Uma saudade que parecia se aliar a um querer que, por sua vez, parecia se aliar ao cruel mundo platônico das idéias. E dizia assim:

"Aqui da minha terra, eu sinto saudade de você até a lua.
E quando eu puder voar,no espaço, vou até esse tal satélite natural resgatar o vazio que essa saudade me deixa. Lá na lua, vou sentir saudade de você até a Terra. Mas vou estar flutuando. Vou ter ganhado asas. Aí vou trocar saudades por asas. Vai valer a pena."

6 comentários:

  1. tá linda a figura. :)
    negoção trocar saudade por asa..

    ResponderExcluir
  2. seus textos são incríveis.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao (à) anônimo/a de coração. E adoraria saber seu nome. :)

    ResponderExcluir
  4. Oi. Não sei quem anda lendo e comentando seus textos. Realmente são muito da hora.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. (Mas se a graça do anonimato é justamente essa.)

    Gostei de pensar nos buracos onde a gravidade diminui, o vácuo entre os planetas, e entre as pessoas

    ResponderExcluir
  6. O vacuo entre as pessoas diminui a media que sua massa diminui e sua atmosfera aumenta, alcancando um equilibrio de orbita menos distante e maior dispersao dos gases atmosfericos.. belo texto!

    ResponderExcluir