Gnosiologia, ontologias, metodologias - Em 5, 7, 5.
O pequeno Aurélio, que havia vindo do alto do morro, bem distante de rios e mares, não quis palpitar. As demais crianças pareciam não entrar em um acordo sobre como investigar a questão.
Aguti gostava da física. E sugeriu uma solução para o problema.
"Esses peixinhos
e a resistência do ar
apaixonaram-se!"
As crianças gostaram, mas ainda não se sentiam contempladas pela resposta de Aguti.
Agnes gostava mais da Biologia, e desconfiou:
"Peixe apaixonado:
espécie não descrita.
Evolução?"
Cibele, que se encantava pelo português, retrucou:
"Metáfora:
até peixes se apaixonam
na língua dos outros."
...e Nina, em seu devaneio matemático, em busca da precisão, indagou:
"Paixão de peixinho:
acrescento ou subtraio
ao peso de Ada?"
Foi quando Ivel, que gostava das aulas de Ciências Sociais, interrompeu:
"Ponto de vista:
Ada pesa o peixe ou
peixe pesa Ada?"
Aurélio, Aguti, Agnes, Cibele, Nina e Ivel já tinham uma nova brincadeira para as tardes descocupadas das férias que se aproximavam:
"Pescaremos vários peixes. Mediremos e pesaremos cada um deles até descobrirmos qual deles é capaz de se apaixonar!"
gosto desses alunos inventados
ResponderExcluirmas gosto mais ainda você cita os de verdade